Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

***DEPENDENTE DE MILITAR CARREIRA DE OUTRAS FORÇAS E FORÇAS AUXILIARES***

Publicado: Sábado, 17 de Agosto de 2019, 17h04 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 13h36 | Acessos: 23712

O Exército Brasileiro, por meio da DEPA (Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial), realiza anualmente a cessão de vagas para Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícias Militares e Corpo de Bombeiros estaduais. O militar que desejar concorrer a uma vaga deverá procurar o órgão de pessoal de sua Força para participar do processo seletivo. É necessário que o requerente esteja enquadrado em algum dos amparos impostos aos militares do Exército nos incisos I, II e III do R69, à exceção do § 7º do Art 52.


Acesse a página destinada aos militares de carreira do Exército para entender a configuração dos amparos.


“Art. 52. Independente de processo seletivo, é considerado habilitado à matrícula, mediante requerimento ao Comandante do CM, observados os limites de vagas decorrentes da capacidade física e dos recursos humanos e materiais do CM, satisfeitas às demais condições deste Regulamento:


§ 1º Poderão ser aplicadas, aos dependentes dos militares de carreira da Marinha e da Aeronáutica, nos termos do Estatuto dos Militares, as disposições deste artigo, desde que eles estejam dentro do limite de vagas fixado, anualmente, para aquelas Forças Singulares e que seus responsáveis requeiram a matrícula à DEPA, por intermédio de seus comandantes de área enquadrantes, satisfeitas às demais condições deste Regulamento.


§ 2º Poderão ser aplicadas, aos dependentes de policiais militares e de bombeiros militares as disposições deste artigo, desde que eles estejam dentro do limite de vagas fixado, anualmente, para aquelas corporações e que seus responsáveis requeiram a matrícula ao Comandante do CM, por intermédio do Comando-Geral enquadrante, satisfeitas às demais condições deste Regulamento.”


ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS EM CADA FORÇA:

- MARINHA: 1º DN
- FORÇA AÉREA: SEREP
- CBMERJ: DGEI
- PMERJ: DAS

 Documentos de amparo:

Órfão de militar de carreira ( Certidão de óbito e titulo de pensão);

Movimentação;  ( Bol do DGP/DCEM, DOU ou Informex);

Reforma por invalidez; ( DOU e Boletim da ultima promoção do militar )

Missão no Exterior;

Guarnição Especial;

Reserva remunerada; (DOU e comprovante de mudança de sede);

Separação Judicial/Divórcio; (Carta de Sentença, Termo de Guarda e comprovante de mudança de sede )

Fim do conteúdo da página